Foto: Tiago Pacheco
Equipamento será reinaugurado nesta quinta (22)
Dando continuidade aos avanços na área da saúde, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde, reinaugura nesta quinta-feira (22/2) o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), totalmente requalificado. Esta será a 24ª unidade reinaugurada na gestão do prefeito Elinaldo Araújo.
A cerimônia ocorre a partir das 14h, na sede do centro, situado na BA-512, próximo ao Campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e contará com a presença de demais autoridades municipais.
Após meses de trabalho, a unidade, que foi encontrada em estado de completo abandono, teve sua realidade mudada e voltará a atuar na prevenção, controle e diagnóstico das zoonoses no município. A requalificação contou com reparos em toda parte elétrica, no sistema hidráulico, reforma estrutural do curral, das baias e do canil, assim como, de todas as salas administrativas do CCZ, melhora na iluminação, conserto da cerca da área externa, ativação da sala de eutanásia animal, troca do forro das instalações, climatização da estrutura e adequação às normas de Vigilância Sanitária.
Atualmente
o CCZ tem capacidade para acolher no canil de observação de saúde pública aproximadamente 21 animais. No curral a capacidade de lotação é de 30 animais por dia. O tratamento fornecido aos animais pelo centro incluem cuidados básicos como fornecimento de água, alimentação, abrigo, higienização e exame clínico básico.
A gestão municipal encontrou o CCZ tomado pelo mato por todos os lados. Além disso, iluminação de toda área externa danificada, paredes com sérios problemas de rachadura, salas e refeitório interditados devido ao desabamento do forro, curral e pasto sem condições para acolher cavalos, canil com grades completamente enferrujadas, área de estoque de ração e medicamentos sem condições sanitárias adequadas, sem isolamento para animais com raiva, sem local para eutanásia, e sem contato de telefonia e internet.
O CCZ de Camaçari desenvolve ações com uma influência direta sobre as zoonoses e orientações sobre animais peçonhentos de forma a prevenir a ocorrência ou reduzir o número de casos. São ações de educação que promovem a saúde humana, vacinação antirrábica de cães e gatos, além da remoção de animais domésticos com suspeita clínica de zoonoses de relevância para a saúde humana, bem como controle vetorial, através de visitas domiciliares e bloqueios químicos, estes regidos por notas técnicas.
A diretora da Vigilância à Saúde de Camaçari, Fátima Guirra, explica que é importante a população saber que o CCZ não é um abrigo de animais. “Mas, um local onde os mesmospermanecem apenas durante
o período de observação em casos de suspeita de zoonoses. Ou, no caso de animais de grande porte, apenas durante o período legal até o proprietário ir retirá-los.”
Casos de eutanásia ocorrem quando indicado em animais portadores de zoonoses de relevância para a saúde pública, conforme os programas oficiais do Ministério da Saúde e em concordância com a Resolução nº 1.000, de 11 de maio de 2012. Dispõe sobre procedimentos e métodos de eutanásia em animais e dá outras providencias.