VOCÊ QUE TEM 16 OU 17 ANOS, SEGUE A DICA DA GALERA DA UESC CAMAÇARI

VOCÊ QUE TEM 16 OU 17 ANOS, SEGUE A DICA DA GALERA DA UESC CAMAÇARI
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Iai galerinha, hoje o papo vai para você que tem de 16 a 17 anos de idade e ainda não tirou o seu título.
Mas antes de começar a falar sobre a importância de ocupar as urnas, vamos voltar um pouquinho de como a juventude conquistou o voto aos 16.
Você já ouviu falar sobre a época das Diretas já? Se não, vem aqui com a gente que iremos te explicar um pouco. As Diretas já foi um movimento político democrático com grande participação popular, que ocorreu no ano de 1984( Não esquece essa data ein).
Este movimento era favorável e apoiava a emenda do deputado Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições diretas para presidente da república no Brasil.
A última eleição direta havia sido no ano de 1960, o Brasil já estava sob regime militar desde 1964. A ditadura já não iria perdurar por muito tempo. A inflação estava alta, a dívida externa em um valor exorbitante, o desemprego, e muitas outras coisas mostravam como o sistema estava em extrema crise.
Os militares, que ainda estavam no poder, tentavam pregar umas transmissão democrática lenta, consequentemente passaram a perder o apoio da sociedade, que muito insatisfeita com a situação, queria o fim do regime militar o mais rápido possível.
Você sabe a importância do voto aos 16/17? Vamos voltar mais um pouquinho para você saber como que conseguimos ter o nosso direito de votar a partir dos 16.
O voto aos 16 anos foi uma conquista do movimento estudantil incorporada à Constituição de 1988.
Entre o fim da década de 1980 e o início da seguinte, estudantes e jovens, de um modelo geral, demonstravam interesse na vida política nacional e desejo de se manifestar, por meio do voto, sobre os rumos do país. No entanto, essa vontade de participar infelizmente tem diminuído. Há seis anos atrás havia 3,6 milhões de eleitores de 16 e 17 anos no Brasil. Em 2008 o número chegou a 2,9 milhões, redução de 19%. Se números assim permitem constatar o desinteresse do jovem no exercício de um direito seu, é o caso de perguntar as razões desse fato.
Em junho, 40% dos jovens de 16 e 17 anos haviam tirado seu título de eleitor. No mesmo mês em 2016 quando ocorreram as últimas eleições municipais a taxa era de 39%, uma queda de 9 pontos percentuais.
Então agora você entende a importância do seu voto? Vamos buscar analisar bem nossos candidatos, fazer questionamentos, mostrar a todos e todas que a juventude tem vez e tem voz, que nós também conhecemos nossos direitos, e que nós estamos aqui para lutar e opinar o que nós queremos!!!

👁️ PegaVisãoCamaçari👁️

Pega Visão

Deixe uma resposta