Este ano, número de reclamações é 17,1% maior do que a edição passada
O principal motivo de queixas no Reclame Aqui durante a Black Friday 2017 foi a “propaganda enganosa”. O site divulgou um balanço dos dias de desconto – foram 3.503 reclamações. O número é 17,1% maior do que a edição passada do evento, que recebeu 2,9 mil queixas. Em 2014 houve recorde no número – cerca de 12 mil reclamações – e desde então vinha em queda.
|
O balanço do Reclame Aqui mostra que não houve grandes ofertas esse ano – com 50% ou até 80% de desconto, como na ideia original, importada dos EUA. A maior parte das ofertas teve abatimentos normais de final de ano. Mesmo assim, os brasileiros foram às compras, muitos já antecipando os presentes de Natal.
O relatório final do Reclame Aqui inclui reclamações começando às 18h de quinta-feira, se encerrando à meia noite deste sábado (25). É possível que ao longo deste final de semana lojas continuem oferecendo descontos.
|
Lojas mais reclamadas
Magazine Luiza – Loja Online — com 263 reclamações;
Americanas.com – Loja Online — com 245 queixas;
Kabum! — com 173 ocorrências.
Magazine Luiza – Loja Online — com 263 reclamações;
Americanas.com – Loja Online — com 245 queixas;
Kabum! — com 173 ocorrências.
Principais queixas
Propaganda enganosa em 13,5% dos casos;
Problemas na finalização da compra em 9,6%;
Divergência de valores em 8,8%
Propaganda enganosa em 13,5% dos casos;
Problemas na finalização da compra em 9,6%;
Divergência de valores em 8,8%
Produtos mais reclamados
Smartphones — 8,9%
TVs — 4%
Perfume — 1,7%
Tênis — 1,5%
Notebooks — 1,3%
Smartphones — 8,9%
TVs — 4%
Perfume — 1,7%
Tênis — 1,5%
Notebooks — 1,3%
FONTES: CORREIO 24HORAS