O plantio de uma muda da árvore Camaçari, pelo prefeito Antonio Elinaldo, marcou o lançamento do programa municipal Camaçari + Verde, na manhã desta quarta (7), na Avenida Industrial Urbana. O decreto que cria o programa, de número 6.742, foi assinado pelo gestor municipal.
“Vamos levar o meio ambiente a sério, quem não gosta de respeitar o meio ambiente, vamos fazer valer as legislações. Exigir das empresas que geram impactos ambientais que deem contrapartida para minimizar o estrago que fizeram”, afirmou o prefeito Antonio Elinaldo.
Para participar do programa, que possibilita a adoção de espaços públicos e áreas verdes por moradores do município, empresas públicas ou privadas, basta procurar a Coordenadoria de Planejamento Ambiental, da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). É só informar a área que pretende desenvolver o programa que em seguida, a equipe da secretaria faz uma análise técnica e, após a assinatura do termo de adoção, o espaço fica liberado para o plantio, ações educativas e publicidade.
O lançamento faz parte das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente, que foi lembrada pela secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Juliana Paes. “Esse programa será um marco na nossa cidade. Elegemos a Avenida Industrial Urbana porque está passando pelo processo de requalificação e que, num futuro bem próximo, será uma das vias importantes de conexão e de entrada da nossa cidade”.
A empresa Eliane foi a primeira a assinar o termo de adoção. O gerente da fábrica, Luciano Daufembach, falou sobre a participação. “Estamos lisonjeados por fazer parte desse programa. Espero que outras empresas possam copiar e aderir porque quem mais ganha é a comunidade de Camaçari, com mais qualidade de vida”.
As espécies nativas da Mata Atlântica serão plantadas em uma área de 400 metros nas proximidades da empresa, com 80 mudas. O trabalho continua na avenida até o final do mês de junho com o plantio de mais 130 mudas, o que totaliza 210 árvores e 1,2 quilômetros de área arborizada.
Cerca de 150 estudantes da Escola Municipal Maria Quitéria participaram da iniciativa. Para a aluna do 9º ano, Ana Carolina Matos, participar desta ação é “muito importante porque poucas pessoas têm essa consciência, de cuidar do meio ambiente. A natureza é vida”.
Estavam presentes o vice-prefeito, José Tude, e os secretários da Educação Neurilene Martins, da Infraestrutura Joselene Cardim, do Esporte, Lazer e Juventude Rui Magno, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca Antonio Falcão, do Desenvolvimento Econômico Sérgio Vilalva, do Desenvolvimento Social e Cidadania Simara Ellery, e da Saúde Elias Natan. Ainda participaram do lançamento o Tiro de Guerra e o comandante Altair Mendes, o promotor Luciano Pita, o representante do 12º Batalhão da Polícia Militar da Bahia capitão Diógenes da Paixão, e os vereadores Zé do Pão, Fáfa de Senhorinho, Adalto Santos, e Niltinho.
IPTU VERDE
A Prefeitura ainda informa que está vigente o IPTU Verde até o dia 30 de junho, que beneficia proprietários de imóveis, residenciais ou comerciais, que adotem medidas e ações ambientais totalmente sustentáveis, com desconto de até 20% no tributo.
Para ser beneficiado, o contribuinte precisa expor as medidas adotadas na edificação que o permitam obter o incentivo. O interessado precisa protocolar o pedido em uma das centrais de Atendimento Municipal (CAM’s) e receber o desconto em 2018.
👀#PEGAvisãoCAMAÇARI👀