Prestar contas e apresentar projetos voltados para o fomento da cultura e educação ambiental. Esses foram os objetivos do encontro com representantes de associações de bairro da sede e orla da cidade, realizado no Teatro Alberto Martins, pela empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) nesta quarta-feira (24/05).
A diretora presidente da Limpec, Janete Ferreira, começou o evento lembrando as dificuldades enfrentadas no início da gestão da empresa. Segundo ela, foram identificados diversos problemas, que aos poucos estão sendo solucionados. Entre os avanços apontados pela gestora, está a significativa redução nos custo mensal da empresa, que foi superior a R$ 500 mil.
“A gestão do prefeito Antonio Elinaldo é de parceria com o povo e nós da Limpec mantemos a mesma linha, a de aproximar a administração da população”, declarou Janete Ferreira, que explicou sobre a importância do encontro, “Os dirigentes de associações moradores estão mais próximos das comunidades e serão valorosos multiplicadores, além de trazer grandes contribuições e as demandas dos bairros”, concluiu.
Os projetos apresentados estão centrados nos três “R’s” da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A primeira atividade a ser desenvolvida é o Seminário sobre Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (RSS), marcado para o dia 7 de junho, na Casa do Trabalho. O evento é voltado para agentes de saúde, representantes de associações de moradores e Organizações Não-Governamentais (ONG’s) na área de saúde, conselhos de saúde e de segmentos religiosos.
O Barco Literário, segundo projeto a ser apresentado, inicia em junho e vai incentivar o hábito da leitura, dispondo de barcos repletos de livros na faixa de areia das praias. A iniciativa, feita em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), é destinada a estudantes, turistas e moradores das comunidades, e terá Jauá como primeira comunidade beneficiada.
O Eduque Buzu, como foi batizado o ônibus itinerante de educação ambiental da Limpec, ele vai levar conhecimento e história de cuidados com o meio ambiente, além de imagens e memória da empresa às comunidades da zona rural, sede e orla do Município. Dentro do ônibus os visitantes vão participar de atividades recreativas e dinâmicas de grupo, além de apresentações teatrais e musicais.
A produção de fertilizantes é mais uma das ações a ser empreendida pela Limpec, que dispõe de área e matéria-prima necessárias para desenvolver a atividade. A iniciativa terá apoio de outro projeto, o “Limpec Tá na Feira”, onde profissionais da empresa, semanalmente, farão a coleta de resíduos orgânicos do Centro Comercial utilizado na produção do adubo, e a cada 15 dias realizarão serviços de orientação ambiental. Ambos devem ocorrer em junho.
Com a finalidade de incentivar, fomentar e promover educação ambiental de forma sustentável nas comunidades, gerando emprego e renda e promovendo a seleção dos lixos, em setembro, será a vez do Seminário de Coleta Seletiva.
Felipe Ricardo Tavares, diretor de Patrimônio e Sustentabilidade da Associação de Moradores do Loteamento Volta do Robalo e Capivara (AMOVORC) achou muito interessante e fez questão de participar do evento. “Essa aproximação com as comunidade é importante e nós queremos buscar parcerias com a Limpec”, declarou ao explicar que a associação possui uma cooperativa de reciclagem.
Os projetos contam com a parceria das Secretarias da Educação (Seduc), Cultura (Secult), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) que foram representadas no evento pelas secretárias Neurilene Martins, Márcia Tude e Simara Ellery, respectivamente. A Secretaria da Agricultura e Pesca (Sedap) é outro importante parceiro das ações da Limpec. Também acompanhou o encontro, o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Rui Magno.
👀#PEGAvisãoCAMAÇARI👀