Itapuã/Rio Vermelho vão contar com 1,5 mil profissionais de segurança
Foto: Reprodução
As tradicionais lavagens de Itapuã e do Rio Vermelho vão contar com mais de 1,5 mil profissionais da segurança pública com o objetivo de garantir tranquilidade para quem for prestigiar os festejos. Além dos efetivos, a Secretara da Segurança Pública (SSP) vai montar postos para o trabalho dos policiais militares e bombeiros e haverá também reforço de pessoal nas Delegacias Territoriais de Itapuã (12a) e do Rio Vermelho (7a).
Foto: Reprodução
Na Lavagem de Itapuã, que acontece no dia 1o de fevereiro, a Polícia Militar vai disponibilizar 545 homens, 19 Postos Elevados de Observação e cinco de comando, além do reforço nas principais vias de acesso. O efetivo atuará com o apoio de tropas especializadas (Operação Gêmeos e Apolo, Esquadrões Águia e de Polícia Montada, Batalhão de Choque e Rondesp Atlântico).
Foto: Reprodução
A 12a DT terá sua equipe reforçada e uma Delegacia Especial de Área será montada nas proximidades da Sereia de Itapuã. No total serão 22 homens, entre delegados, escrivães e investigadores. Também haverá equipes de policiais infiltrados misturados à multidão, para coibir ações criminosas.
Com quatro postos, o Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 118 homens na área da lavagem, sendo 48 guarda-vidas. Serão utilizadas embarcações para maior segurança dos banhistas e o Núcleo de Mergulho estará de prontidão. A corporação vai prestar socorro em casos de quedas, torções, desmaios, mal estar e vítimas de agressões físicas.
Yemanjá
Já no Rio Vermelho, no dia dois de fevereiro, a Polícia Civil terá o efetivo ampliado da 7a DT e uma Delegacia Especial de Área, instalada no Largo de Santana, totalizando 42 policiais de plantão, entre delegados, escrivães e investigadores. Assim como em Itapuã, a PC contará com policiais infiltrados na área da festa.
O Corpo de Bombeiros vai atuar com 133 profissionais distribuídos em postos elevados de observação nos locais de maior concentração de pessoas. Serão dois postos de comando, no Largo da Mariquita e na rua da Paciência, e sete postos distribuídos nas areias do Rio Vermelho, inclusive na praia do Buracão. A corporação vai utilizar também embarcações para acompanhamento das entregas das oferendas em alto-mar.
O esquema de segurança para a festa será montado na véspera da lavagem, no dia primeiro, com a organização da fila dos presentes para a rainha do mar. A PM terá 640 homens que atuarão em patrulhas, nove postos elevados de observação, três bases móveis distribuídas em pontos estratégicos e três postos de comando.
Fonte: Ascom / Mateus Ribeiro