Com o intuito de fortalecer as ações, abordar a temática central e incentivar as articulações para prevenção e erradicação do trabalho infantil, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), promoveu nesta terça-feira (13/6), o I Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil.
O evento aconteceu no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Camaçari, e reuniu agentes de diversos órgãos que integram a rede de proteção e assistência do município, a exemplo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Camaçari (CMDCA).
Para a secretária da Sedes, Reni Oliveira, a iniciativa foi muito importante para o fortalecimento do combate ao trabalho infantil no município. “Essa é uma temática muito séria, precisamos falar sobre isso e combater este problema. Hoje temos, aqui, representantes de toda a rede de proteção, e é fundamental essa articulação e o envolvimento de todos para fortalecer as ações de enfrentamento que já são realizadas”, disse.
A técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Maiara Santos, reforçou o objetivo do evento. “A finalidade desse fórum, que é direcionado à rede proteção e assistência, é de fato integrar esses atores, fazendo com que essas redes conversem, para que exista um direcionamento dentro do município, diante das questões relacionadas ao trabalho infantil”, falou.
A coordenadora do Conselho Tutelar da sede, Monique Souza, ressaltou a relevância da iniciativa. “É de suma importância a gente estar, hoje, participando do I Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. Infelizmente, para muitas pessoas isso não é um problema, mas lugar de criança é na escola, é brincando, e por isso precisamos debater essa questão e juntos garantirmos os direitos das nossas crianças”, afirmou.
A presidente do CMDCA, Baja Carvalho, pontuou que é extremamente necessário sensibilizar a sociedade em relação à temática. “Erradicar o trabalho infantil não é uma tarefa para um dia ou uma semana, é algo para se combater todo o tempo, então todas as políticas públicas de saúde, educação e assistência social devem estar voltadas para esta questão. Mas chamar atenção da sociedade durante uma semana ou um dia que seja, é muito importante, porque informa e sensibiliza a população para também dizer não ao trabalho infantil”, concluiu.
O evento trouxe em sua programação, uma variedade de palestras voltadas ao tema central e foi encerrado no final da manhã. Também participou da atividade, a coordenadora do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), Janete Ferreira.