A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Camaçari, que ocorre na próxima quarta-feira (05/07), as 9h, marca o início das obras.
O ato vai ser realizado no mesmo local da nova sede, que fica entre o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Hospital Geral de Camaçari (HGC), e tem previsão de ser inaugurada em 2018. A nova estrutura contará com 18 salas de aula e um galpão multiuso de 1000 metros quadrados, e capacidade para atender dois mil alunos por dia. Lá, serão oferecidos mais de dez cursos técnicos, além de soluções educacionais customizadas para as empresas.
O Senai já atua em Camaçari, em um espaço cedido pela prefeitura de Camaçari, oferecendo cursos técnicos e de qualificação profissional. Entre 2014 e 2016, foram 35 mil matrículas realizadas, sendo que, destas, mais 8,3 mil gratuitas.
Entre os cursos gratuitos estão os de aprendizagem industrial básico, destinados aos jovens com idade entre 18 e 21 anos. As turmas são formadas trimestralmente, e no momento estão em andamento os de assistente administrativo, eletricista industrial, inspetor de análise de qualidade e de mecânico de manutenção de máquinas industriais, que possuem carga horária de 470 a 500 horas/aulas.
A unidade de Camaçari também oferece cursos particulares, que são os de aprendizagem industrial técnica, como eletromecânico, eletrotécnico, mecânica, soldagem, segurança do trabalho,logística e rede de computadores. Todos com duração de dois anos, exceto os dois últimos, que duram um ano e meio. O curso de segurança do trabalho é o único oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para estas qualificações técnicas, o Senai disponibiliza vagas para bolsistas.