Ícone do site PEGA VISÃO BAHIA

Em clima junino, Sedap promove primeira Feira Agroecológica da Casa do Trabalho

Ao ritmo da sanfona, triângulo e zabumba, a Prefeitura de Camaçari realizou a 1ª Feira Agroecológica da Casa do Trabalho, nessa segunda-feira (9). O evento, que acontecerá sempre na segunda segunda-feira de cada mês, promoveu a comercialização de produtos saudáveis e sustentáveis, livres de agrotóxicos, com apoio direto da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap).

O evento reuniu produtores da agricultura familiar, que levaram para o espaço uma gama variada de itens como tinturas, sabonetes, shampoo antiqueda, plantas, hortaliças, raízes, artesanato, comidas típicas, entre outros.

Segundo Clarissa Carvalho, engenheira agrônoma da Sedap, a iniciativa materializa o esforço da pasta para conectar, de modo direto, pequenos produtores a consumidores. “A gente trabalha para fortalecer essa agroecologia trazendo pra o público produtos agroecológicos, que têm um cuidado no seu cultivo, na colheita. É todo um preparo desses agricultores, um cuidado pra garantir para a população um produto de qualidade, em benefício da saúde”, explicou.

Neilda Pinheiro, produtora certificada de produtos orgânicos no município, reconhece que o desenvolvimento da área tem crescido em Camaçari. “Para mim está ótimo, está sendo rentável. A gente não pode usar nenhuma química, não pode forçar as verduras, os frutos a amadurecer, como o pessoal ainda faz”, declarou a produtora do grupo Sucupira, formado por famílias das regiões de Pau Brasil, em Arembepe, e de Santa Maria e da Alameda dos Rios, ambas na sede. Ela também já faz entregas nas residências dos clientes.

De passagem pelo espaço, Luciana Borges, moradora do condomínio Terra Brasílis, no Ponto Certo, aproveitou a oportunidade para enriquecer seu café. “Vim aqui para buscar serviço de atendimento na Receita Federal e fui surpreendida com essa feira maravilhosa, no clima de São João. Vi que tem bastante produto bacana e aproveitei para comprar um bolo de aipim, totalmente típico, bem caseiro, com uma cara maravilhosa”, disse.

Sair da versão mobile