Concerto da Orquestra Caraípa lota Teatro Cidade do Saber

Concerto da Orquestra Caraípa lota Teatro Cidade do Saber

Levando o clima junino para o palco do Teatro Cidade do Saber, a Orquestra Caraípa conquistou aplausos calorosos do público ao apresentar o concerto Sinfonias Nordestinas, na noite de quarta-feira (14/6). A montagem mesclou peças tradicionais e obras consagradas do Nordeste brasileiro, apresentando grandes composições e adaptações que foram concebidas para uma maior valorização da música regional.

O show foi abrilhantado pela participação dos cantores Alan Rosa e Nadja Meirelles, do coral Vozes da Cidade, da Quadrilha Junina Fogueira Santa e de bailarinos convidados.
Para Alan Rosa, um dos finalistas do concurso cultural A Voz de Camaçari Kids, em 2022, esta foi a primeira vez que se apresentou com uma orquestra. “Um sonho realizado. Sempre gostei de instrumentos orquestrais e vinha assistir a Caraípa nos concertos. Foi um desafio, pois é uma experiência diferente, e me sinto feliz por essa concretização”, afirmou ele, que cantou as músicas Esperando Na Janela e Rainha do Vaqueiro.

O espetáculo foi inspirado no Movimento Armorial, uma vertente cultural nascida na década de 1970, que busca criar uma arte nacional, singular e baseada nas raízes populares. O repertório incluiu ainda canções como Anunciação e Morena Tropicana (Alceu Valença); Qui Nem Jiló, Vida de Viajante e Xote das Meninas (Luiz Gonzaga).

Entre as centenas de espectadores estava Géssica Santos, que tinha um motivo especial para prestigiar o show, já que o marido, Adriano Fraga, toca saxofone barítono na sinfônica. “Sempre que posso venho para os concertos, e esse repertório achei superinteressante. Adorei!”, expressou. Já Henrique Lima assistiu a Caraípa pela primeira vez. “Toco trombone na Bamuca, e instrumentos é algo que me interessa, por isso vim conhecer a orquestra da cidade”, contou.

Nascida em 2019, a Orquestra Caraípa tem regência do maestro Saullo Guilhermo e é formada por alunos e ex-alunos do Conservatório de Música da Cidade do Saber, gerido pela Secretaria da Cultura (Secult). Para a titular da pasta, Márcia Tude, ver os jovens artistas do município no palco é motivo de orgulho. “Ter este concerto, que valoriza a cultura nordestina, somado ao fato de termos uma sinfônica genuinamente da cidade, traduzida inclusive no nome, que é a nomenclatura científica da árvore Camaçari, significa ter a cultura conectada com a nossa cidade e a nossa memória”, destacou.

O vice-prefeito, José Tude, fez questão de prestigiar o evento. “É um prazer estar aqui assistindo esse espetáculo junino, celebrando a nossa tradição”, ressaltou. O programa do concerto Sinfonias Nordestinas pode ser conferido através deste link.

Pega Visão

Deixe uma resposta