Seduc promove encontro para discutir referencial curricular e novos cadernos pedagógicos

Seduc promove encontro para discutir referencial curricular e novos cadernos pedagógicos

A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nesta quinta-feira (2/3), mais uma etapa do projeto de Estruturação do Sistema Próprio de Ensino e Formação Docente, ocasião na qual o Grupo de Trabalho Institucional (GTI), formado para essa ação, aprofundou as discussões sobre a reformulação do Referencial Curricular de Camaçari e apresentou novos avanços na concepção dos Cadernos Pedagógicos personalizados da Rede Pública Municipal de Ensino.

Pela manhã, as discussões foram conduzidas pelo pós-doutor em Currículo e Formação e diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, professor Roberto Sidnei Macedo; e pela tarde, a formadora Cristiana Ferreira, doutoranda em Educação e especialista em Alfabetização, apresentou as propostas já materializadas no contexto da formulação dos novos Cadernos Pedagógicos.

A gestora da Seduc, Neurilene Martins, participou das atividades formativas e das discussões do GTI, ações que a pasta realiza com a parceria técnica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep). “Definir os organizadores curriculares e considerar as idiossincrasias deste lugar, na concepção dos materiais e conteúdos que irão para as salas de aula, são ações que requerem encontros como esse, onde compartilhamos pontos de vista, consultamos referências, discutimos e ressignificamos nossas práticas pedagógicas. Esse movimento – a inteligência da rede mobilizada para repensar o currículo – me deixa muito esperançosa”, comentou.

O professor Roberto Sidnei destacou a importância da construção coletiva de mecanismos de ensino personalizados, como neste processo vivido por Camaçari. “Não há possibilidade de construção curricular relevante e pertinente, com essa característica municipalista que nós estamos experienciando aqui, sem que haja uma participação intercrítica daqueles que farão o currículo cotidianamente”, observou, acrescentando que este é o caminho para a concepção de um currículo próprio e apropriado.

Integrando o GTI, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Juipurema Sandes, salientou a contribuição dessas reflexões na reformulação do referencial curricular de Camaçari. “Trata-se da continuidade de uma série de momentos que vêm oportunizando o amadurecimento dessa proposta, de definir o nosso organizador curricular, que é a unidade básica do referencial curricular. A vinda do professor Roberto Sidnei e o compartilhamento de sua visão conosco nos coloca diante de um modelo que orienta a concepção do nosso próprio currículo, enquanto rede pública municipal de ensino”, avaliou.

Pega Visão

Deixe uma resposta