Ministério da Saúde promove campanha de busca ativa de hanseníase em escolas da Bahia
O Ministério da Saúde realiza, durante todo o primeiro semestre deste ano letivo, busca ativa para diagnóstico e tratamento de casos de hanseníase, de tracoma e de esquistossomose em escolas públicas. Apenas na Bahia, 1,1 milhão de alunos de 5 a 14 anos de idade, matriculados no ensino fundamental de 8,2 mil escolas públicas serão beneficiados. Os estudantes também receberão tratamento contra verminoses.
A estratégia faz parte da V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose para diagnóstico de doenças que possuem tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS) e contempla 292 municípios do estado. Em todo o Brasil serão beneficiados mais de 8 milhões alunos de 40 mil escolas públicas de 2,7 mil municípios que aderiram à ação. As atividades serão realizadas até o dia 30 de junho.
Com ações específicas para cada uma das doenças, a campanha envolve profissionais da educação e os que atuam no SUS, em especial os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), das Unidades Básicas de Saúde e da Vigilância Epidemiológica dos municípios.
Fonte: BN